Por que estudar Engenharia da Computação na EMGE?
O curso de Engenharia de Computação da EMGE obteve Conceito Máximo no MEC, em avaliação in loco realizada por uma Comissão de Especialistas composta por Engenheiros de Computação do INEP (Órgão Oficial de Avaliação do Sistema Federal de Ensino ligado ao MEC). A avaliação ocorreu nos dias 12/08/2015 a 15/08/2015 (Prot. nº 201406356; Cód. MEC nº 977982; Cód. Aval. nº 117527).
Os laboratórios do Curso de Engenharia de Computação têm tecnologia avançada com o que existe de mais inovador e tecnológico a fim de formar o profissional altamente capacitado para enfrentar os desafios da atualidade. Por isso, também os laboratórios de Engenharia de Computação da EMGE obtiveram Conceito Máximo no MEC.
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Ao ingressar no Curso de Engenharia da EMGE, você é admitido a uma rede internacional de universidades.
É uma Rede Internacional de Universidades com aproximadamente 500 (quinhentos) anos de tradição na educação e uma metodologia de ENSINO PERSONALIZADO. A Pedagogia de Santo Inácio de Loyola (Pedagogia Inaciana) é desenvolvida pela EMGE especificamente para os Cursos de Engenharia. Através da Pedagogia dos Jesuítas, o estudante tem uma formação personalizada que lhe possibilita enfrentar eventuais desafios de aprendizagem e desenvolver ao máximo suas potencialidades.
No Brasil, pela iniciativa de São José de Anchieta (Patrono da EMGE), os Jesuítas criaram o primeiro Colégio do Brasil, em 1554, no local que deu origem à Cidade de São Paulo, e a primeira universidade particular do Brasil, a PUC-Rio.
Atualmente, a Rede Internacional de Universidade dos Jesuítas conta com mais de 200 (duzentas) instituições presentes no mundo todo. Isto significa: ensino personalizado com qualidade de excelência e intercâmbio acadêmico internacional com acesso ao que existe de melhor e mais avançado em Engenharia de Computação no mundo atual.
O Curso de Engenharia da Computação, indispensável às demais Engenharias, é hoje o mais concorrido na relação com os Cursos de Informática, dedica-se à Ciência da Computação e o uso da tecnologia na solução de problemas ligados à automação industrial. É uma engenharia que está associada à otimização das engenharias tradicionais e à revolução tecnológica contemporânea, englobando um conjunto maior de conhecimentos, competências e habilidades.
A Engenharia da Computação contribui para o desenvolvimento humano e social, bem como o progresso regional e nacional na medida em que suas práticas permeiam as exigências empresariais de pequena e grande escala, que pressupõem valores ambientais agregados, bem como tecnologia avançada e fundamentada em práticas sociais e conhecimentos tradicionais das ciências exatas. Outro fator importante que se incorpora a este ramo da Engenharia é a habilidade técnico-científica de gestão da automação e controle das ferramentas computacionais de baixo nível (hardware) e alto nível (software), que deverão ser empreendidas na consecução produtiva comprometida com os ramos empresariais e de prestação de serviço, uma vez que a qualificação do Engenheiro da Computação é indispensável à realização racional e equilibrada dos recursos disponíveis para o crescimento econômico e o custo agregado do trabalho.
O Engenheiro da Computação tornou-se um dos profissionais mais procurados do mercado em razão do desenvolvimento tecnológico da sociedade, tanto no que se a software quanto a hardware. Pode atuar na área de automação industrial e comercial, bioinformática, engenharia de Software e integração de Sistemas, gestão de Redes e Hardware, computação gráfica, desenvolvimento de software e hardware prestando serviço para vários setores como o aeronáutico, automobilístico, financeiro e de telecomunicações, com destaque para a telefonia celular.
Esse profissional pode, ainda optar por liderara grandes projetos como pode tornar-se um empreendedor autônomo ou, ainda, dedicar-se à pesquisa.
O perfil do egresso do Curso de Graduação de Engenharia da Computação da EMGE, além de corresponder às diretrizes do Projeto Pedagógico da Instituição (PPI), deve também conter as caraterísticas que configuram as metas do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), conforme a seguir:
- Capacidade técnica para desenvolver sistemas de software e hardware, projetar e implementar redes de computadores, gerenciar banco de dados e desenvolver métodos e técnicas de automação e controle;
- Domínio de conhecimentos de programação, redes de computadores, comunicação de dados, sistemas operacionais, inteligência artificial, matemática e física;
- Competência para atuar em permanente diálogo interdisciplinar, aplicando a tecnologia da computação às áreas de Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia Química e de Engenharia Civil, propondo soluções inovadoras e criativas para os diversos desafios que a atuação profissional lhe apresentar;
- Excelência em capacitação técnico-profissional na sua área de Graduação e de atuação profissional;
- Profunda formação humanística com conhecimentos interdisciplinares que o possibilitam uma compreensão do objeto de seu trabalho contextualizado e atualizado no meio social de sua localização;
- Conduta ética associada à responsabilidade socioambiental e profissional;
- Capacidade de apreensão de novos conhecimentos, através dos estudos e pesquisas, e de transmissão dos mesmos através da docência acadêmica;
- Habilidade profissional para equacionar problemas e buscar soluções inovadoras para as demandas profissionais e sociais;
- Conhecimento técnico para desenvolver permanentemente métodos e soluções de desafios aliando segurança científica com economicidade e responsabilidade socioambiental.
Disciplina | Crédito | H/a | |
1º Período | Cálculo I | 4 | 72 |
Geometria Analítica | 2 | 36 | |
Química | 4 | 72 | |
Laboratório de Química | 2 | 36 | |
Algoritmos e Técnicas de Programação I | 2 | 72 | |
Lab. Algoritmos e Técnicas de Programação I (Informática) | 2 | 36 | |
Português | 4 | 36 | |
Subtotal | 20 | 360 | |
2º Período | Cálculo II | 4 | 72 |
Álgebra Linear | 4 | 72 | |
Física I | 4 | 72 | |
Engenheiro no Mercado | 2 | 36 | |
Experimentação Física I (Laboratório) | 2 | 36 | |
Engenharia de Computação | 2 | 36 | |
Algoritmos e Técnicas de Programação II | 2 | 36 | |
Subtotal | 20 | 360 | |
3º Período | Cálculo III | 6 | 108 |
Física II | 4 | 72 | |
Experimentação Física II | 2 | 36 | |
Algoritmos e Técnicas de Programação III | 2 | 36 | |
Arquitetura e Organização de Computadores I | 4 | 72 | |
Lab. Arquitetura e Organização de Computadores I | 2 | 36 | |
Subtotal | 20 | 360 | |
4º Período | Cálculo IV | 4 | 72 |
Estatística e Probabilidade | 2 | 36 | |
Física III | 4 | 72 | |
Arquitetura e Organização de Computadores II | 4 | 72 | |
Lab. Arquitetura e Organização de Computadores II | 2 | 36 | |
Metodologia Científica | 2 | 36 | |
Direito Digital | 2 | 36 | |
Subtotal | 20 | 360 | |
5º período | Cálculo V | 4 | 72 |
Linguagens de Programação | 4 | 72 | |
Lab. Linguagens de Programação | 2 | 36 | |
Arquitetura e Organização de Computadores III | 4 | 72 | |
Modelagem e Desenvolvimento de Software | 4 | 72 | |
Lab. Modelagem e desenvolvimento de Software | 2 | 36 | |
Subtotal | 20 | 360 | |
6º período | Redes de Computadores | 4 | 72 |
Lab. Redes de Computadores | 2 | 36 | |
Sistemas Operacionais | 4 | 72 | |
Lab. Sistemas Operacionais | 2 | 36 | |
Projeto e Análise de Algoritmos | 2 | 36 | |
Controle de Sistemas Dinâmicos | 4 | 72 | |
Laboratório de Hardware | 2 | 36 | |
Subtotal | 20 | 360 | |
7º Período | Sistemas Distribuídos | 2 | 36 |
Compiladores | 4 | 72 | |
Linguagens Formais e Autômatos | 2 | 36 | |
Banco de Dados | 4 | 72 | |
Controle Digital de Sistemas Dinâmicos | 4 | 72 | |
Lab. de Eletricidade e de Circuitos | 2 | 36 | |
Ética Profissional | 2 | 36 | |
Subtotal | 20 | 360 | |
8º Período | Inteligência Artificial | 4 | 72 |
Computação Gráfica | 2 | 36 | |
Processamento de Sinais | 4 | 72 | |
Automação de Processos Contínuos | 4 | 72 | |
Lab. de Eletrônica Digital | 2 | 36 | |
Gestão Ambiental - Resíduos Sólidos - Lixo Eletrônico | 2 | 36 | |
Estágio I | 4 | 72 | |
Subtotal | 22 | 396 | |
9º Período | Sistemas de Tempo Real | 4 | 72 |
Engenharia de Software | 4 | 72 | |
Robótica | 4 | 72 | |
Gestão de Pessoas | 2 | 36 | |
Disciplina Optativa I | 2 | 36 | |
Estágio II | 4 | 72 | |
Trabalho de Conclusão do Curso I | 2 | 36 | |
Subtotal | 22 | 396 | |
10º Período | Otimização de Sistemas | 4 | 72 |
Sistemas Bio-inspirados | 2 | 36 | |
Economia Aplicada | 2 | 36 | |
Engenharia de Segurança | 2 | 36 | |
Disciplina Optativa II | 2 | 36 | |
Disciplina Optativa III | 2 | 36 | |
Estágio III | 6 | 108 | |
TCII – Trabalho de Conclusão II | 2 | 36 | |
Subtotal | 22 | 396 | |
Total | 206 | 3708 |
Relação das disciplinas optativas | |||
Item | Disciplinas | Crédito | H/a |
1 | Libras | 2 | 36 |
2 | Legislação Social | 2 | 36 |
3 | OSMI - Organização, Sistemas e Métodos Integrados | 2 | 36 |
4 | Gestão de Custos | 2 | 36 |
5 | Direito Empresarial | 2 | 36 |
6 | Direitos Humanos | 2 | 36 |
Organização Curricular | ||
Item | Conteúdo | Horas/aula |
1 | Unidades Curriculares Obrigatórias | 3348 |
2 | Unidades Curriculares de Livre Escolha - optativas | 108 |
3 | Estágio Curricular Obrigatório | 252 |
4 | Atividades Complementares | 200 |
Total Carga Horária | 3908 |